Consultoria ensina como economizar no uso dos produtos em salões de beleza
De auxiliar de cabeleireira a dona do próprio negócio. Para a microempreendedora individual (MEI) Cláudia Santana, a nova etapa da carreira foi alcançada há apenas duas semanas, quando abriu as portas de um salão de beleza no bairro de Malhado. “Ao trabalhar em outros lugares, percebi o desperdício e o alto consumo de produtos, por isso, procuro economizar. Antes, fazia de forma aleatória, sem uma metodologia que me garantisse resultados”, afirma.
A mudança baseada em critérios técnicos começa a ser implantada a partir de agora, porque a empreendedora participou da Capacitação Tecnológica Sustentabilidade no Salão de Beleza - Método Hair Size, realizada pelo Sebrae, através do Projeto Comércio e Serviços, em Itabuna e Ilhéus, nos dias 10 e 11 de agosto.
“A capacitação tem o objetivo de treinar e orientar as empresas para redução de desperdícios, padronização de processos internos, aumento de produtividade e descarte adequado de resíduos para economia e otimização do uso de produtos, aumentando a receita e diminuindo os custos”, explica a gestora do projeto, Karla Peixoto.
O Kit Hair Size é composto de três réguas para medição de tamanho, volume e crescimento da raiz dos cabelos, além de tabelas referenciais para uso de quantidades ideais de produtos em cada serviço, levando em consideração os três fatores mensurados. As ferramentas foram criadas em 2002 pela empresária Fabiana Gondim, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
“O Hair Size é uma metodologia inédita para o segmento. Atualmente, diversos salões de beleza em todo o país já utilizam nosso método e têm conquistado excelentes resultados”, explica a idealizadora, que veio ao sul da Bahia para dividir conhecimento sobre o tema.
Entre os participantes do curso, a cabeleireira e diretora da ONG Talitha Kum, Nilde Mostert, que oferece cursos profissionalizantes para jovens entre 12 e 18 anos, e veio em busca de novos métodos. “Agora posso, além de ensinar técnicas, valorizar o controle de produtos. Para estes jovens que possuem poucos recursos para investir no próprio negócio, é importante passar a saber que um menor o desperdício representa menos custos e mais lucro”, afirma.